segunda-feira, 18 de junho de 2012

Entenda por que ficamos gripados no inverno


O inverno começa dia 20 de junho (próxima quarta-feira) e, nessa época do ano, a gripe e o resfriado ficam ainda mais comuns. Saiba mais sobre essas doenças e tenha informações de como você pode “se livrar” desses males.

A recomendação de "não pegar friagem" para evitar resfriados faz sentido. Apesar de não haver estudos conclusivos que associam a baixa temperatura ao comprometimento da saúde, a exposição a correntes de ar pode diminuir a temperatura corporal e ativar vírus que já estavam presentes nas vias respiratórias aguardando uma brecha no sistema imunológico para entrar em ação.

Outros fatores associados ao inverno também favorecem o aparecimento de gripes e resfriados. Sabe-se que alguns vírus da gripe se multiplicam com mais facilidade nesta estação. Em busca de conforto térmico, passamos mais tempo em lugares fechados, confinados. Resultado? Maior contaminação pelo ar por meio de tosses e espirros ou contato direto entre as pessoas.


Como a exposição ao vírus é inevitável nesta época, a chave para fugir das doenças é o fortalecimento do sistema imunológico, que acontece principalmente por meio da alimentação. "Estudos mostram que alguns nutrientes são capazes de regular o sistema imunológico, exercer atividade antimicrobiana ou neutralizarem os radicais livres, aumentando a imunidade", explica Andrea Frias, PhD em nutrição e Coordenadora do Centro de Pesquisas Sanavita.

O consumo de chás neste período, além de aumentar a temperatura corporal, causando conforto, é recomendado para reforçar a proteção do organismo. Estudos apontam que os mais indicados são o chá verde – cujos antioxidantes estimulam atividade antiviral; gengibre – inibe a atividade de bactérias nocivas no trato respiratório, e hortelã-menta, por sua alta capacidade antibacteriana, analgésica e de eliminação de radicais livres. Frutas cítricas também são recomendadas por conterem flavonóides que reduzem a replicação do vírus Influenza A.

Para tornar possível o consumo dos nutrientes mesmo com agendas cheias e a vida agitada, a Sanavita desenvolveu o chá solúvel AlivTea®. A bebida instantânea reúne os princípios ativos dos maiores aliados da imunidade já nas quantidades recomendadas para potencializar as defesas do organismo ou minimizar efeitos de gripes e resfriados. O chá ainda ganha o reforço dos antioxidantes Vitamina C, Zinco e Selênio e não contém glúten, açúcar e lactose. O consumo é recomendado a qualquer hora do dia e garante um sistema imunológico mais preparado para resistir aos dias frios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário