terça-feira, 14 de setembro de 2010

Acne em adultos

Depois da adolescência, as pessoas acham que elas irão sumir, mas elas podem aparecer na vida adulta. A acne atinge 30% das mulheres adultas. Elas podem ser classificadas em dois tipos: a persistente, que continua após a adolescência e a tardia, que se desenvolve a partir dos 25 anos, provocada pelo aumento de hormônios sexuais (andrógenos). Mas, o estresse também pode estar relacionado a volta desse quadro.

“O estresse pode desencadear o quadro de acne, pois nessa situação ocorre a liberação do hormônio cortisol. Este hormônio, por diversas maneiras, estimula a atividade das glândulas sebáceas e com isso há uma piora da acne”, conta a dermatologista e consultora da Galderma, Dra. Luciana Godoi.

Quando a causa é hormonal, o procedimento inicial do tratamento consiste em uma combinação de medicamentos. Hoje, existem boas opções para combater a acne, como é o caso do Epiduo, da Galderma.

O medicamento possui maior facilidade de adesão ao tratamento, baixo potencial de efeitos colaterais e atua em três dos quatro fatores da acne. “A associação adapaleno/peróxido de benzoíla pode ser bastante eficaz na melhora das lesões de acne. A principal vantagem é a comodidade da posologia, já que o mesmo pode ser utilizado apenas uma vez ao dia. Mas é importante sempre tratar associadamente o distúrbio hormonal, caso este exista”, destaca a Dra. Luciana Godoi.

A especialista não recomenda o automedicamento e aconselha a procura de um profissional qualificado para tratar o problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário